Teatro Musical

Teatro Musical
Produção: Criaturas Alaranjadas e Signorini Produções

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Jornal Teatro

As Canções de Odair José

music1.jpgPela primeira vez, as canções de um dos maiores ícones da música popular e romântica brasileira estarão no palco para dar vida a uma dramaturgia inédita. Eu vou tirar você deste lugar – As Canções de Odair José, que estreia 8 de maio para o público, cumpre temporada no  Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília (CCBB), de quinta a domingo, até o dia 1 de junho, foi totalmente inspirada no vasto repertório do cantor e compositor goiano e marca ainda o retorno da explosiva cantora mineira Maria Alcina atuando como atriz em um espetáculo do gênero. Alcina (que esse ano comemora quatro décadas de carreira e acaba de lançar o prestigiado álbum de inéditas De Normal Bastam os Outros) interpreta a cafetina “China” na montagem.

O papel foi criado especialmente para Maria Alcina, que encabeça o elenco do musical, pelo baiano-brasiliense Sérgio Maggio, diretor e roteirista de As Canções de Odair José. Maggio também é diretor de Eros Impuro, peça que já foi apresentada em temporadas Brasil afora. A cantora Maria Alcina já se encontra em Brasília, onde faz ensaios para a estreia. O espetáculo tem a benção do compositor Odair José, supervisor musical da montagem, que está diretamente envolvido com na seleção do repertório de canções propostas por Maggio. 
Eu vou tirar você deste lugar – As Canções de Odair José marca também marca uma importante estreia. Será a primeira vez que Maria Alcina interpretará músicas do vasto e simbólico repertório de sucessos criado por Odair. O projeto  também o primeiro baseado na obra de Odair José  realizado no Brasil. Aliás, outro ponto digno de nota, é que o musical tem a sua estreia em Brasília – ou seja, deslocada da dobradinha cultural tradicionalmente formada por Rio/SP, numa aposta ousada do CCBB Brasília.
O musical dá vida a uma história na qual tipos populares, tal qual a prostituta, a doméstica e o garoto sonhador encontram-se numa dramaturgia entremeada por canções que permanecem vivas no imaginário popular brasileiro. Longe de ser biográfica, a montagem é, pode-se dizer, uma ode ao criador de canções como “Eu vou tirar você deste lugar” e “Pare de tomar a pílula”. Cronista de seu tempo, Odair José relatou tipos urbanos segregados da sociedade e os incluiu num cancioneiro popular que se alastrou em todo o país. “São, na verdade, composições [de Odair José] de forte cunho social, para os anos 1970 e ainda hoje”, diz Sergio Maggio, diretor do espetáculo.
Produção – Em As Canções de Odair José, quem assina a direção de produção é Fernanda Signorini, produtora com mais de 30 anos de experiência. Recentemente, Fernanda produziu o premiado espetáculo Eu não dava praquilo, com Cássio Scapin. A produtora executiva é Claudia Charmilot, que iniciou a carreira há 20 anos com Deto Montenegro e hoje atua entre Brasília e Rio de Janeiro. Produz, atualmente, a montagem Eros Impuro. A direção musical está sob a batuta do músico Alex Souza, também ator, compositor e integrante do grupo Caraivana. A diretora de movimento é Márcia Duarte, coreógrafa do histórico grupo Endança, de Brasília. Outros nomes que integrarão o elenco, além de Maria Alcina, são o ator Jones de Abreu, que atuou em peças dirigidas por Hugo Rodas, Antonio Abujamra e Miriam Virna, e Camila Guerra, atriz revelada na peça de Hugo Rodas, Ensaio Geral. Completam o elenco jovens descobertos em audição. São eles: Luiz Felipe Ferreira, Gabriela Corrêa, Rodrigo Mármore, Tainá Baldez e Gabriel Estrela. A equipe de 40 profissionais conta ainda com Marielhe Borges (preparadora vocal e uma das finalistas da primeira edição do programa Ídolos), Vinicius Ferreira (iluminador e parceiro de Maggio em Eros Impuro), Maria Carmem (uma das principais cenógrafas do país, com passagem no histórico Teatro Jovem nos anos 1960), Roustang Carrilho (premiado figurinista de Brasília), Cyntia Carla (requisitada visagista). Autora de um dos musicais mais badalados nos anos 1990, Os Cafajestes, Aninha Franco será uma provocadora cênica durante a realização do processo.
Odair – Odair José também integra a ficha técnica do projeto. Ele foi convidado pessoalmente por Sérgio Maggio para supervisionar a pesquisa musical e a escolha de repertório, fugindo do caminho fácil de selecionar somente seus inúmeros hits. Lisonjeado com o convite, aceitou integrar o processo de criação. Toda a produção de As Canções de Odair José será feita em Brasília, e assim colocar a cidade nacionalmente no circuito de musicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário